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Supermercados BH passa concorrente em top 10 após comprar rival

O Supermercados BH consolidou seu crescimento no cenário nacional ao subir para a 4ª posição no ranking das maiores redes do país, divulgado nesta segunda-feira (14/04) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Com um salto de R$17,38 bilhões para  21,28 bilhões em faturamento entre 2023 e 2024, a rede mineira ultrapassou o GPA (controlador do Pão de Açúcar e Extra) e reforçou sua estratégia de expansão, que incluiu a aquisição dos Bretas em Minas Gerais por R$ 716 milhões.

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Estratégias que impulsionaram o crescimento

Fundada e presidida pelo empresário Pedro Lourenço (Pedrinho BH), a rede demonstra vigor com:

  • Inauguração de novas lojas, como a unidade de Lagoa Santa (aberta nesta quinta, 17/04);
  • Consolidação da marca após a compra dos supermercados Bretas, antes administrados pela Cencosud Brasil;
  • 320 lojas em operação, com forte penetração no interior mineiro.

Minas Gerais no top 10 nacional

Além do Supermercados BH, outra representante mineira figura entre as dez maiores: a Mart Minas, que subiu para a 8ª posição com faturamento de R$ 11,43 bilhões. O desempenho reforça o peso do estado no setor, ainda dominado por redes de São Paulo:

Minas Gerais no top 10 nacional

Além do Supermercados BH, outra representante mineira figura entre as dez maiores: a Mart Minas, que subiu para a 8ª posição com faturamento de R$ 11,43 bilhões. O desempenho reforça o peso do estado no setor, ainda dominado por redes de São Paulo.

TOP 10 ABRAS (2024)

  1. Carrefour (SP): R$ 120,59 bilhões
  2. Assaí Atacadista (SP): R$ 80,57 bilhões
  3. Mateus Supermercados (MA): R$ 36,38 bilhões
  4. Supermercados BH (MG): R$ 21,28 bilhões
  5. GPA (SP): R$ 20,05 bilhões
  6. Irmãos Muffato (PR): R$ 17,43 bilhões
  7. Grupo Pereira (SP): R$ 15,33 bilhões
  8. Mart Minas (MG): R$ 11,43 bilhões
  9. Cencosud Brasil (SP): R$ 11,23 bilhões
  10. Koch Hipermercados (SC): R$ R$ 10,34 bilhões

O setor supermercadista brasileiro movimentou R$ 1,067 trilhão em 2024 – equivalente a 9,12% do PIB nacional –, com destaque para o modelo de varejo regionalizado adotado pelo Supermercados BH. A rede mineira agora mira novas aquisições e a consolidação em mercados vizinhos, sustentada pelo aumento de 22,4% no faturamento em um ano.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.