uando Pedro Lourenço, o Pedrinho, dono do Cruzeiro e da rede Supermercados BH, decidiu contratar o técnico português Leonardo Jardim, não imaginava que o acordo envolveria mais do que táticas de jogo. Em uma jogada digna de roteiro de cinema, Jardim impôs uma condição peculiar: vender os vinhos e azeites produzidos por sua família em Portugal nas gôndolas dos supermercados mineiros. A história, revelada pelo jornalista André Rizek, viralizou nas redes e expôs a criatividade (e o marketing) por trás dos bastidores do futebol.
“Ele pesquisou quem era Pedrinho, descobriu os supermercados e pensou: ‘Por que não?’. Fecharam o trato na hora”, contou Rizek. Os produtos da Quinta Jardim do Tua, propriedade do treinador no Vale do Tua, já estão à venda em BH — e, segundo Pedrinho, “são bons”.
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A família de Jardim já produzia vinhos há gerações, mas foi em 2020 que ele adquiriu uma propriedade para tocar o projeto próprio. Em 2023, lançou três rótulos principais, agora expostos em Minas Gerais:
Tua Edition Branco: vinho branco com acidez equilibrada, ideal para frutos do mar.
Tua Emotion Branco: notas de pêssego e maçã verde, suave no paladar.
Tua Edition Tinto: corpo encorpado, com nuances de ameixa e especiarias.
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A linha inclui ainda um azeite extravirgem premiado em concursos europeus. Nas lojas do Supermercados BH eles custam entre R$ 80 e R$ 150. Para além do ineditismo, a negociação levanta debates. Seria uma jogada de marketing para alavancar ambas as marcas?
Não é a primeira vez que o futebol vira palco de negociações incomuns. Em 2018, o Watford, da Inglaterra, aceitou pagar parte do salário de um jogador com café produzido por sua família. Já o Valência, da Espanha, já trocou direitos de imagem por lotes de azeite de um patrocinador.
No Brasil, porém, o caso do Cruzeiro é pioneiro. Vamos ver como a estratégia vai se desenrolar e se o treinador fará sucesso no Cruzeiro.
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