Sotaque francês no queijo mineiro: Le Cordon Bleu assume projeto na Mineiraria - La Notícia
La Notícia

Sotaque francês no queijo mineiro: Le Cordon Bleu assume projeto na Mineiraria

  • por em 23 de janeiro de 2026

Fotos: Divulgação

A gastronomia de Minas Gerais está prestes a ganhar um tempero de alta sofisticação internacional. Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Le Cordon Bleu Ânima Educação para ocupar e transformar a Mineiraria, a charmosa casa tombada localizada no Complexo do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto.

A parceria não é apenas sobre aulas de culinária; é uma estratégia de estado. O objetivo é criar uma modelagem comercial inovadora que integre diversas atividades do setor em um mesmo espaço, projetando Minas como referência mundial.

Técnica Francesa, Ingrediente Mineiro

O grande diferencial do projeto é a fusão de dois mundos. A iniciativa vai combinar o prestígio global e a expertise técnica da Le Cordon Bleu — a escola de gastronomia mais respeitada do planeta — com o rico patrimônio cultural mineiro. Na prática, isso significa o desenvolvimento de um “menu de receitas mineiras” beneficiadas pelas rigorosas técnicas da culinária francesa.

“É uma iniciativa excelente para a gastronomia, a cultura e o turismo mineiros. Uma das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo está conosco nesse projeto de valorização do nosso estado”, celebra Luísa Barreto, diretora-presidente da Codemig.

O Que Será Feito na Mineiraria?

O espaço será reestruturado para atender a múltiplos públicos, desde chefs renomados e estudantes até turistas em busca de experiências exclusivas. A proposta inclui:

  • Formação de Excelência: Infraestrutura diferenciada para cursos e workshops.
  • Turismo de Experiência: Atração de visitantes que buscam uma culinária refinada e moderna.
  • Negócios: Estruturação de planos de negócio e governança para fomentar o empreendedorismo no setor.

Por que isso importa?

A parceria visa potencializar o setor gastronômico como um vetor de desenvolvimento econômico sustentável. Ao unir a metodologia do Instituto Ânima e a marca Le Cordon Bleu à tradição local, o projeto pretende aumentar a competitividade dos produtos mineiros nos mercados nacional e internacional. A Mineiraria, que já é um patrimônio físico, agora se prepara para se tornar um patrimônio intelectual da cozinha brasileira.

Conteúdo publicado primeiro no Moon BH.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários