La BH

Prefeita de MG acusa Janones de chantageá-la com nudes

Um caso de violência digital envolvendo figuras públicas de Minas Gerais ganhou os holofotes. A prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, ingressou na Justiça com uma ação baseada na Lei Maria da Penha contra o deputado federal André Janones (Avante), seu ex-companheiro.

Os dois mantiveram um relacionamento amoroso entre 2014 e 2018, período durante o qual, segundo a prefeita, Janones teria registrado momentos íntimos sem seu consentimento.

De acordo com o processo judicial, divulgado pelo Metrópoles, o deputado teria usado esse material íntimo como forma de chantagem após o término do relacionamento. “André Janones ameaçou expor publicamente vídeos e fotos íntimas que diz possuir do período em que mantiveram relacionamento afetivo, com objetivo de intimidar e prejudicar a imagem pública [da prefeita]”, afirma trecho da ação.

A situação teria se agravado quando as ameaças passaram a incluir interferências na gestão municipal.

Como provas, Leandra Guedes apresentou à Justiça prints de conversas e imagens que corroborariam suas alegações. Entre as evidências, destacam-se uma foto de seu corpo na tela de um celular e o registro da mesma lingerie que possui em seu poder – elementos que atestariam a autenticidade do material.

O episódio mais grave teria ocorrido quando Janones enviou fotos íntimas da prefeita para um de seus secretários municipais, numa ação interpretada como tentativa de desestabilizar sua administração.

A Justiça mineira já concedeu medidas protetivas em favor da prefeita, determinando que o deputado mantenha distância e se abstenha de qualquer forma de contato. O caso ganha dimensão política por envolver duas autoridades públicas e reacende o debate sobre violência de gênero no cenário político brasileiro.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.

Publicado por
Fhilipe Pelájjio