A manhã desta sexta-feira (25) começou com um capítulo turbulento na vida do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Por volta das 4h, ele foi preso no aeroporto de Maceió quando se preparava para embarcar para Brasília.
O motivo da detenção ainda não foi divulgado oficialmente, mas o episódio ocorre em meio a outra crise: o fim do contrato de 48 anos entre a TV Globo e a TV Gazeta de Alagoas, emissora controlada por Collor.
Detido pela Polícia Federal (PF) ou por ordem judicial de Alexandre de Morais, do STF, Collor foi levado para prestar esclarecimentos. O político, que já foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em 2023, segue sendo uma figura controversa no cenário nacional. Ainda não se sabe se a prisão está relacionada a novos desdobramentos das investigações anteriores ou a um caso inédito.
Globo consegue romper com a TV Gazeta após batalha judicial
Enquanto isso, a Globo finalmente obteve uma vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ): o direito de rescindir o contrato com a TV Gazeta, afiliada em Alagoas controlada por Collor. A decisão, publicada em março de 2025, põe fim a uma disputa que começou em 2024, quando a Gazeta conseguiu uma liminar para manter a afiliação até 2029.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.